top of page
Foto do escritorJimmy

O que causa o Transtorno de Ansiedade?

Será que tudo pode ser um gatilho que desperta o “monstro” dentro de você? Ou será que existem situações/pensamentos/emoções específicas que geram esse temor?

É claro que aqui nós já adentramos o recinto do Transtorno de Ansiedade – aquela que fugiu do controle da normalidade. Então, tirando as situações corriqueiras, comuns a todo ser humano “normal”, não há uma regra que pode ser aplicada a todos os casos.


Varia de pessoa para pessoa, o tipo de experiência pela qual ela passou, o ambiente onde ela está inserida, o background familiar.


moça apertando o próprio rosto durante uma crise de ansiedade

Então, não é uma receita de bolo que pode ser descrita fielmente. No entanto, existem alguns pontos que podem clarear um pouco a situação (e você, caro(a) ansioso(a), ficar atento a eles):


  • Herança familiar – se alguém da sua família é ansioso(a), ou mais de um, você tem grandes chances de desenvolver o transtorno;

  • Estilo de vida – trabalho estressante, rotina agitada, excesso de compromissos e estudo;

  • Personalidade – se você já tem um “Q” de ansioso(a), um leve traço, é bem provável que influencie;

  • Se você é mulher - as chances são dobradas;

  • Eventos traumáticos no passado – geralmente, eles têm um grande impacto emocional e acabam gerando gatilhos no presente;

  • Dificuldade econômica – sim, a falta de dinheiro é um grande causador de estresse e ansiedade;

  • Internet – muitas pessoas desconsideram esse item por achar que não interfere. Mas o excesso de informação que estamos inseridos nos faz pensar continuamente, sem tempo para processar o que estamos consumindo.

É claro que o que elencamos acima é apenas a ponta do iceberg. Como não há estudos profundos sobre o tema, há apenas indícios do que pode desencadear. O interessante é você aprender e começar a se perceber para descobrir o que te leva às crises de ansiedade.


13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page